INSTABILIDADE EMOCIONAL

É perfeitamente natural e esperado que haja mudanças de humor no decorrer do dia, afinal, nem todas as situações são lineares e previsíveis, mas apesar das circunstâncias não é esperado que as mudanças de comportamentos diante destas situações sejam desproporcionais emocionalmente vindo a desencadear picos de emoções negativas àquilo que a pessoa está experenciando no momento. Quando as mudanças de humor estão muito frequentes pode ser um sinal de que a pessoa esteja com problemas de autorregulação emocional (RE).
Algumas Características de Instabilidade Emocional: Vitimização; Medo de abandono x Necessidade de agradar; Falar demais de si mesmas (os) e de seus problemas; Apegar-se e Desapegar-se facilmente de coisas e pessoas; Impulsividade - não possuir habilidades e competências emocionais para racionalizar os resultados das suas ações -; Inabilidade para controlar as próprias emoções e sentimentos; Dificuldade para ouvir críticas; Relacionamentos intensos e instáveis.
Do outro lado a REGULAÇÃO EMOCIONAL (RE) está relacionada com o manejo correto da ativação emocional. Ela envolve a capacidade de modular, manter, e/ou alterar a ocorrência de estados internos que envolvem as emoções.
Competências Socioemocionais envolvidas na RE: empatia; comunicação assertiva; autoconsciência; autogestão; consciência Social; habilidades de interação social; tomada de decisão Responsável, dentre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TDA - Meninas (os)